Essa lei hermética postula que existe uma correspondência entre os diversos planos do Universo.
Ela afirma que: o que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima. Isso implica que há uma relação entre os diferentes níveis de existência, e compreender essa correspondência pode levar a um entendimento mais profundo da nossa própria natureza.
O Universo é composto de diversos planos, sendo todos correspondentes entre si, existindo semelhanças fundamentais em suas estruturas. É como se o microcosmo imitasse o macrocosmo.
Em outras palavras, uma ordem se repete em todos os níveis do Universo, desde o mais microscópico até o mais vasto, reproduzindo as mesmas leis e os mesmos padrões, porém em diferentes escalas. Podemos utilizar como exemplo a semelhança estrutural entre os astros celestes e os átomos. Assim como os planetas orbitam ao redor do sol, os elétrons orbitam em torno do núcleo atômico. É o micro refletindo o macro.
Outro exemplo são nossos sete corpos, que possuem estrita relação e correspondem entre si, tornando possível nossa plena manifestação aqui no planeta. Embora em diferentes planos, são interdependentes: o corpo físico não funcionaria sem o corpo mental e emocional, que recebem energia do corpo vital, informações do mental superior (geralmente através de intuições e canalizações) e do búdico, onde se encontra nossos registros akáshicos. Lembrando que o corpo mais sutil, atma, é nosso Ser de Luz, que apesar de ser nossa verdadeira essência e de certa forma comandar todos os outros corpos, não conseguiria se manifestar nessa realidade sem eles.
A lei da Correspondência também diz que como é dentro, é fora. Isso corrobora ensinamentos milenares deixados por vários sábios da humanidade, sobre nossa realidade exterior apenas refletir nossos estado interior. A ordem interna, de nossos pensamentos e sentimentos por exemplo, correspondem à ordem externa, ou seja, o que vivenciamos em nossa realidade. Os padrões são os mesmos.
Ao observar uma pessoa que possui a mente confusa, com pensamentos desordenados e atribulados, percebemos que sua vida segue o mesmo padrão. Ao contrário, uma mente tranquila, com clareza de pensamentos irá refletir uma vida organizada e menos agitada.
É importante ter em mente que todas as formas de vida estão em constante evolução. Na tradição hermética, a Lei da Correspondência sugere que os seres humanos passaram por estágios evolutivos representados pelos reinos mineral, vegetal e animal antes de alcançarem sua atual forma humana.
Essa ideia está presente em várias tradições espirituais e filosóficas, que acreditam na evolução constante da consciência, através de diferentes formas de manifestação na matéria. Por meio dos vários estágios da jornada de aprendizado e desenvolvimento espiritual, o seres acumulam experiências e conhecimentos ao longo de múltiplas existências. Com isso, ampliam seu pacote de informação, elevando a frequência vibracional e se aproximando cada vez mais do Todo.
Após essa passagem pelo reino humano, seguindo os princípios e leis universais, conquistamos o reino crístico, e após esse, outros reinos ainda mais sublimes.
Não podemos nos esquecer que tudo que existe, existiu ou ainda existirá, está na mente do Todo (lei do Mentalismo), de forma que somente Ele possui toda a informação. Por isso, quanto mais adquirimos informação e consequentemente energia (lei da Vibração), mais ampliamos nossa consciência e nos aproximamos do Deus Absoluto.
Somos correspondentes de Deus na Terra, e devemos ter consciência o suficiente para honrar essa posição.