O que fazer da minha vida?

Geralmente as pessoas seguem seu destino sem questionamentos, apenas obedecendo seus hábitos e padrões de comportamento de acordo com o que herdaram ou aprenderam com seus pais ou cuidadores. Quando não sabemos claramente o que queremos, falta-nos força e vontade para romper essa programação à qual estamos submetidos. Então acabamos nos conformando com o futuro traçado pelas crenças adquiridas armazenadas em nossa mente, condenados a criar uma realidade de forma inconsciente.

A verdade é que poucos possuem consciência para determinar o seu futuro, cortando as amarras que os aprisionam aos karmas familiares e ao inconsciente coletivo e utilizando o livre-arbítrio para moldar o próprio destino. Entretanto, ao fazer isso, abrem-se para infinitas possibilidades que escapam à visão das massas.

Ao olhar para o lado e observar a dor e o sofrimento das pessoas, a correria e a confusão mental em que vivem, percebemos que elas não estão seguindo a direção correta. E a pergunta daqueles com um de nível consciência um pouco mais elevado é: como saber o caminho certo?

A resposta para essa pergunta vai depender de vários fatores, mas o principal está relacionado com a vontade, esse motor que, aliado ao amor, nos impulsiona em direção à felicidade.

A vontade é um atributo divino muito negligenciado na nossa atual sociedade. Frequentemente, as pessoas trabalham no emprego que aparece, namoram ou se casam com a pessoa que aparece, se “divertem” fazendo o que todo mundo faz… não considerando sua própria vontade. Agem por condicionamento, às vezes por medo da rejeição, porque precisam se sentir pertencedores ou porque não se consideram merecedores, tudo de forma inconsciente.

Por ignorar a vontade e não seguir sua verdadeira vocação, muitos vivem (ou sobrevivem) insatisfeitos com seus empregos ou relacionamentos, e isso pode afetar inclusive a saúde física e mental.

A vontade é inerente à nossa essência e não deve ser confundida com o desejo, que é insaciável, imediatista e passageiro. É uma experiência mais profunda, relacionada com nossa missão aqui na Terra. Cada ser humano possui suas próprias aptidões, que devem ser estimuladas e desenvolvidas, e suas próprias fragilidades, que devem ser trabalhadas e superadas. Existem diversas ferramentas que nos mostram isso, inclusive de forma coletiva como a astrologia, os arquétipos, o eneagrama, entre outras que nos revela até as profissões mais condizentes com tais características.

Infelizmente, a maioria faz suas escolhas baseadas no medo. Medo de não conseguir um trabalho melhor, medo de ficar sozinho, medo de não dar certo, de não ser capaz. Uma decisão fundamentada no medo está fadada ao insucesso. Precisamos eliminar o medo de nossas vidas pois ele é um dos nossos maiores inimigos, assim como o ódio e os vícios. O medo nos paralisa, e é capaz de guiar uma vida inteira, conduzindo a um caminho de dor e sofrimentos. Devemos superá-lo para seguir uma jornada livre, leve, mas com total responsabilidade.

Outro fator essencial para auxiliar nossas escolhas são os sinais da vida. Para quem está alerta e acredita que existe uma inteligência presente em cada átomo do Universo, esses sinais são claros e tenham a certeza que sempre conduzem ao bom caminho. A vida conversa com a gente e responde nossas perguntas, mas geralmente estamos muito ocupados para perceber. A pressa de chegar a algum lugar nos impede de observar e apreciar o momento presente. Chegar onde? Qual lugar e qual momento é mais importante que este?

O aqui e agora é outro elemento fundamental quando o assunto é decidir o futuro. Um futuro que pode nem existir. Não minimizando a importância das escolhas e dos planejamentos, mas destacando que nada na vida é estável, tudo está em permanente transformação, de maneira que não devemos nos preocupar (pré-ocupar) com o futuro a ponto de não nos ocupar com o presente. É nele que estão os sinais e as respostas, que podem vir através de um sonho, uma pessoa, uma mensagem, enfim… a vida quer nos mostrar, mas para enxergar precisamos estar na vibração adequada, proporcionada pela divina presença.

Além dessa Inteligência Cósmica, também chamada Deus, possuímos nossa inteligência superior, nosso Ser de Luz, que atua o tempo todo na nossa vida, guiando nossa jornada evolutiva. Ele se manifesta principalmente através da vontade e da intuição.

Para acessar suas “mensagens”, silencie sua mente, aquiete seus pensamentos, se coloque em posição de escuta, não de falar ou pedir, mas de sentir. Não permita que seu Ego determine seu destino. Não importa quão impossível seus sonhos possam parecer e o que as pessoas irão pensar, você nunca estará sozinho. Empoderamento e coragem para sair do condicionamento, fazer o que deve ser feito e aproveitar as diversas chances para agir diferente da maioria, é o que a vida espera de nós.

O caminho certo é aquele que te realiza e te deixa feliz!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *