Nossa caminhada nesse mundo pode se resumir em três fases:
Na primeira fase ainda nos encontramos “adormecidos”. Podemos até nos considerar pessoas felizes por usufruir dos prazeres mundanos, mas isso acontece porque, de alguma forma, nossa inocência e ignorância parece nos proteger. Se permanecemos muito tempo nessa etapa, o sofrimento se torna inevitável, pois, se a evolução não for alcançada pelo amor, certamente será pela dor. A segunda fase se caracteriza pelo “despertar” para algo maior do que o mundo material. Inicia-se uma busca pela Verdade, através do conhecimento e do autoconhecimento. E a terceira fase é o encontro com nossa própria Essência. Aqui, já sabemos quem realmente somos e temos consciência da nossa responsabilidade perante a realidade que nos cerca. Geralmente, ao alcançarmos esse estado de iluminação, nos tornamos “mestres” de nós mesmos, sendo capazes de dominar nossos pensamentos, emoções e comportamentos, e aptos a levar o conhecimento adiante. Em síntese, esta é a Jornada do Herói, da qual todos devem passar, cada um no seu tempo, nem que para isso sejam necessárias centenas de existências na materialidade.
A maioria dos habitantes do nosso planeta se encontra na fase inicial, onde praticamente não existe a autoobservação e a distância da Verdade Universal é predominante. Nesse estágio, é muito comum a utilização de drogas, incluindo não só as mais pesadas como também bebidas alcoólicas, cigarros, remédios… dentre outras que “adormecem” ainda mais as pessoas, dificultando o estado de atenção plena, condição essencial para o crescimento humano. Além dos vícios, distrações e entretenimentos também são bastante frequentes e, dependendo da “dosagem” (e do fanatismo), podem contribuir para tal adormecimento.
Em algum momento desta etapa da vida, recebemos um chamado. É comum rejeitarmos esse primeiro convite ao despertar. Mas a vida insiste… até aceitarmos. Nesse momento, é como se retirássemos uma venda dos nossos olhos, que não nos permitia enxergar o mundo como ele realmente é. Nesta segunda fase, geralmente travamos uma batalha interna para abandonar vícios e hábitos destrutivos, pois buscamos nos libertar do entorpecimento e da distração, almejando estar completamente alertas. A partir daí, iniciamos uma busca, mesmo sem saber exatamente o que estamos buscando. Cada um seguirá sua própria jornada, de acordo com as características de seu arquétipo (Herói), ou seja, suas próprias aptidões, fragilidades, objetivos, etc.
Durante essa longa jornada, encontramos pelo caminho alguns aliados, que irão nos auxiliar e alguns inimigos, que devemos superar. Nosso maior aliado, sem dúvida, é nosso próprio Ser de Luz, esse anjo da guarda que nos protege e nos guia o tempo todo para o bom caminho, respeitando, é claro, nossa “permissão”. Os inimigos, igualmente aos aliados, se encontram dentro de nós, refletidos no mundo exterior como seres ou eventos para que possamos enxergá-los de forma mais clara. Estes aparentes inimigos surgem em nosso caminho também para nos ajudar. Muitas vezes aparecem quando nos desviamos da rota, causando dores e sofrimentos necessários para nos fazer voltar para a direção correta.
A Verdade é um atributo inerente à Essência humana, de forma que nossa consciência sabe o que é certo ou errado, se estamos vibrando na polaridade positiva ou negativa, e o termômetro para aferir se estamos ou não no caminho certo é nossa própria vida. A realidade externa apenas reflete o que se passa dentro de nós, de forma que fatalmente atraímos para nossa experiência terrena somente aquilo que está em ressonância com nossa frequência vibracional. Se estamos no sofrimento, precisamos alterar a rota e encontrar o caminho que nos levará à felicidade.
A jornada pode ser diferente para cada um, mas no final todos chegarão ao mesmo lugar, visto que a Verdade é uma só, embora existam várias maneiras de encontrá-la. A busca de todo ser humano é pela paz e felicidade e, independente do seu caminho, irá adquirir conhecimentos e experiências que o farão olhar para dentro e perceber que a paz e a felicidade se encontram ali, no seu interior. Essa jornada toda, esta “volta ao mundo” para chegar em nós mesmos é necessária, pois estamos nesse mundo de dualidades para ganharmos informação. Quanto mais ampliamos nosso pacote de informação, expandindo nossa consciência, mais próximos nos tornamos da verdadeira Essência do Universo.
Quando atravessamos o limiar para terceira etapa da Jornada do Herói, começamos a vislumbrar a verdadeira felicidade. Uma paz interna emerge, nos trazendo confiança, segurança, conforto e alegria. As dúvidas e confusões são substituídas pela serenidade de uma vida descomplicada. Surge uma vontade enorme de transbordar amor e conhecimento, para que todos possam vivenciar esses mesmos sentimentos. Um desejo ardente de gritar ao mundo: “Vale muito a pena!”.
Nesta fase da vida, entendemos que tudo está certo, que a vida é perfeita e que uma inteligência atuante se faz presente em cada átomo, sincronizando pessoas e eventos de uma forma mágica e inacreditável. O impossível se torna possível e os sonhos se tornam realidade. Mas agora nada mais importa porque, independente dos acontecimentos do mundo exterior, a paz interna permanece inabalável. Paradoxalmente, existe a certeza de que criaremos uma realidade cada vez melhor. Portadores de plenitude, retornamos ao mundo comum, vivendo como todas as outras pessoas, porém agora com a consciência ampliada, o que faz total diferença. É como estar no mundo mas não pertencer mais ao mundo.
Portanto, não desistam da felicidade, pois nascemos para alcançá-la. Façam o que é certo, ouçam sua voz interna e obedeçam sua intuição. Não permitam que o orgulho, o egoísmo, a mesquinhez, o julgamento ou qualquer outra coisa atrapalhe sua jornada. O sucesso é certo e depende exclusivamente de você.
Estamos aqui para trilhar essa Jornada. É isso que a vida espera de nós… que sejamos Heróis.