Por que devo cuidar do meu corpo?

Existe muita confusão no âmbito espiritualista quanto à importância do corpo físico. Mas afinal, até que ponto é necessário se dedicar a ele?

Talvez por comodidade, muitos dos que se empenham na busca da Verdade espiritual, negligenciam seus corpos físicos. Frases mal interpretadas de escrituras sagradas contribuem para isso, no entanto, o fato do corpo apodrecer, se desintegrar e retornar ao pó da terra não significa de forma alguma que não seja extremamente importante e necessário.

Embora os gnósticos primordiais fossem detentores de vasta sabedoria e conhecimentos notáveis, até onde se sabe consideravam a matéria como má. Questiono se essa ideia tenha sido realmente uma interpretação precisa de suas crenças originais e a possibilidade de uma distorção por erros de tradução ou adulterações propositais de seus ensinamentos.

Para os gnósticos, a verdadeira salvação vinha através do conhecimento (gnosis) que permitiria a libertação do espírito da realidade material. O mundo físico era visto como uma criação imperfeita ou corrompida, muitas vezes associada a entidades malignas ou demiurgos que o governavam. Esta visão é interessante e bastante compreensível, tendo em vista que, se comparado a um planeta que já transcendeu a dualidade, a Terra é realmente imperfeita e governada por forças malignas. Porém, se a habitamos nesse momento é porque nos sintonizamos com sua vibração.

Transcender a matéria e alcançar um estado de consciência superior, alcançando a união com nosso verdadeiro ser era a missão dos gnósticos… e considero que de todos os seres humanos, mas isso não significa que a matéria seja nociva, pelo contrário, é um instrumento maravilhoso e necessário para atingirmos essa missão.

O Universo é perfeito e nada acontece por acaso. Se acreditamos em uma inteligência superior que rege a vida, é incoerente pensar que esse processo de materialização esteja errado. Estamos em um mundo de dualidades, com o objetivo de aprender através do contraste. E se o nosso nível de ser ainda requer corpos materiais, precisamos cuidar deles com todo amor e carinho.

Pensamentos e sentimentos moldam o corpo físico, de maneira que seu corpo apenas reflete o seu estado interno, ou seja, exterioriza seu pacote de informações. É um termômetro que indica o quão próximo você está da paz e da felicidade, ou seja, da sua verdadeira essência.

Trata-se de um conjunto interligado, onde nada está separado. Não é suficiente dedicar-se apenas à espiritualidade sem ter consciência dos próprios corpos. Para se manifestar nessa dimensão da realidade, nosso Ser de Luz precisa dos corpos físico, mental e emocional. Aqui, um não sobrevive sem o outro. O corpo material é a ferramenta necessária para a manifestação dos corpos mais sutis, e no estágio em que nos encontramos na escala evolutiva, dependemos totalmente dele para a nossa transcendência.

Se você olha para o espelho e não gosta do que vê, se não se sente à vontade dentro de sua máquina humana, deve compreender a necessidade de zelar por ela, de amá-la e respeitá-la como um instrumento divino e essencial para atingir a plenitude e a felicidade.

A consciência corporal (permanecer realmente dentro de seu corpo no aqui e agora), uma nutrição adequada, a prática de exercícios físicos, o devido respeito ao repouso necessário, são aspectos fundamentais a serem considerados.

Tão importante quanto o físico, são os cuidados com os corpos emocional e mental. Reflita sobre como você está nutrindo e exercitando seus corpos, ciente de que esse amor gerado por atitudes de autocuidado nutrem também seu espírito. Tenha cautela com o excesso de vaidade, mas saiba que o autocuidado e a beleza são elementos divinos.

Sem amor não existe espiritualidade. O amor-próprio é essencial para nossa escalada evolutiva, uma vez que é impossível amar o próximo sem amar a si mesmo. Ninguém pode dar o que não possui… o amor, o respeito, o servir e o cuidado, devem iniciar em você e oferecido ao próximo apenas quando estiver transbordando de si.

Não vamos nos aprofundar no tema da saúde, mas tenha a consciência de que sua saúde física, mental e emocional é o que você tem de mais importante na vida, e sem elas não conseguirá cumprir sua Jornada do Herói. Material e espiritual se complementam, cabe a nós encontrar o equilíbrio entre eles.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *