O ser humano tem a tendência de romantizar as coisas, porém isso pode fazer com que permaneça na confusão, com medo de quebrar crenças enraizadas que geram sofrimento na sua vida.
Acreditar que o Universo é mecânico pode parecer frio e sem graça, mas de forma alguma isso diminui a glória de sua criação. Essa manifestação divina que é o nosso mundo, funciona através da mecanicidade de suas próprias leis. Não existe alguém lá em cima olhando para você ou julgando suas ações… isso é uma fantasia.
A leis divinas operam de forma mecânica, e isso está em total coerência com a justiça e a perfeição da vida, e até mesmo com a onipresença, oniciência e onipotência divina.
Existe uma Verdade, e tudo gira em torno dela. Se estamos próximos dessa Verdade, nossa vida flui de forma fácil e agradável, mas se estamos distantes, as próprias leis farão com que voltemos a ela. O sofrimento aparece somente quando nos desviamos da nossa jornada.
Então, o termômetro para medir se estamos próximos dessa Verdade é nossa própria vida. Se você manifesta boa saúde, bons relacionamentos, prosperidade, se é abundante de paz e alegria, saiba que está no caminho certo. Mas se está vivendo o contrário disso, atraindo problemas, confusão e vibrando no sofrimento, precisa se encontrar, e a melhor forma de conseguir isso é através do conhecimento e do autoconhecimento.
Se vivermos de acordo com as leis, cientes de que elas não falham, somos capazes de criar uma realidade mais feliz. A compreensão e aplicação das conhecidas Leis Herméticas, que compõem apenas uma parte das Leis Universais, já seria suficiente para uma vida plena. Como exemplo podemos citar a lei de ação e reação ou a lei da vibração.
Deixando todo romantismo de lado e considerando o Universo como um sistema computacional, enxergaremos que tudo se trata de energia e informação. Tudo o que existe possui seu próprio pacote de informação, um programa a ser rodado. Uma pedra cumpre o papel de pedra, uma rosa manifesta o programa de uma rosa, uma abelha age exatamente conforme o banco de dados de uma abelha e ao ser humano, cabe desempenhar o papel de ser humano, com todos os valores e virtudes que lhe cabem. A diferença entre o Reino Humano e o Reinos mineral, vegetal e animal é a consciência, que nos permite o livre arbítrio.
Só que para nos utilizarmos do livre arbítrio, precisamos estar realmente conscientes, focados no momento presente. Assim, ao invés de rodar o programa padrão do nosso banco de dados, fazendo-nos repetir os mesmos padrões de comportamento de sempre, saímos do automatismo e podemos, conscientemente, decidir fazer diferente.
A vida é como um jogo, se você souber as regras e segui-las, com certeza terá sucesso e será um vencedor.